segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A aprendizagem nas séries iniciais

Antigamente, acreditava-se que as crianças aprendiam apenas recebendo informações de um professor. O professor explicava, ditava regras, mostrava figuras. A criança ouvia, copiava, decorava e devia aprender. Quando não aprendia, culpava-se a criança (desatenta, irresponsável) ou falta de "jeito" do professor.
Atualmente existem outras idéias sobre aprendizagem. Alguns pesquisadores concluíram que:
    a) crianças pensam de maneira diferente dos adultos;
    b) cada criança pensa diferentemente de outra;
    c) o pensamento evolui, passa por estágios; em cada estágio, a criança tem uma maneira especial de compreender e explicar as coisas do mundo.
     O pensamento e o aprendizado da criança deve estar ligado à observação e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e idéias, tirar conclusões; ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreeder.
     As crianças precisam ser estimuladas diariamente para obter cada vez mais o gosto pela aprendizagem, ter prazer de ir a escola.

Um comentário:

  1. É muito importante que a família participe desse processo.Percebendo o interesse dos pais e a dedicação de tempo a suas atividades a criança se sentirá mais segura e estimulada.

    ResponderExcluir